Não me julguem de ser severamente crítica, mas eu tenho sempre um pé atrás quando se trata de app para combate à violência doméstica.

Por um lado, acredito veementemente que a tecnologia pode ser uma aliada nessa luta e admiro as iniciativas nesse sentido. Por outro lado, vejo muita divulgação dos apps, como se por si só eles fossem bons, e nada – absolutamente nada – que fale sobre o impacto que tem sobre o que propõem ser: uma forma de combate à violência doméstica.

Tomemos o aplicativo da Magazine Luiza, por exemplo.

No aplicativo de compras Magalu, você pode clicar na aba “sua conta” e ali poderá ver a opção “Denuncie violência contra a mulher”. A divulgação da ferramenta nas redes sociais a loja destacava: “Ei, moça! Finja que vai fazer compra no APP Magalu. Lá tem um botão para denunciar a violência contra a mulher”.

À primeira vista parece uma ideia ótima. Imagino uma mulher que vive com seu abusador e ele controla tudo que ela faz. Talvez ela não tenha nem a possibilidade de usar seu celular escondido. Daí poderia fingir que estava vendo alguns itens na loja e denunciaria uma violência que sofreu.

Só que se você clica no botão, você é direcionado ao 180. Bem, se você precisou fingir que ia fazer compra no app, ou seja, teve que fazer isso escondido porque seu abusador está do lado, como que agora você vai falar pelo 180?

No caso de ter que sair de perto do agressor para poder falar, a vítima poderia ligar diretamente ao 180 e não precisaria fingir que estava fazendo compras. Ou então poderia estar fingindo que faz qualquer coisa enquanto saia de perto do agressor, e não precisaria do app da Magazine Luiza.

Olhando mais a fundo, me parece uma iniciativa sem muito efeito prático para vítimas de violência doméstica. Mas de muito efeito de marketing para a Magalu. A loja está sendo divulgada gratuitamente por muitas pessoas animadas com a iniciativa.

Em que pese eu queira apoiar muito esse tipo de iniciativa o que mais importa são as vítimas de violência doméstica. Essa ferramenta está sendo eficaz para o combate à violência doméstica? Foi utilizado quantas vezes? Dentre as vezes que foi utilizado, quantas mulheres foram atendidas?

Sem isso, é só marketing.

 

Atualização: O Magalu anunciou que haverá uma nova versão de seu botão de denúncia de casos de violência contra a mulher. Além de dar acesso ao Ligue 180, o botão no aplicativo do Magalu oferecerá acesso direto via chat ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, onde é possível realizar uma denúncia online. Fonte: publicitários criativos.

 

Curtiu nosso conteúdo?

Como diz Angela Davis, a liberdade é uma luta constante. Falar sobre feminismo é necessário e eles não poderão contar com a comodidade do nosso silêncio! Precisamos falar mais e falar mais alto.

No entanto, para que nossa voz ecoe mais longe precisamos do apoio de pessoas engajadas com nossa causa e dispostas a se juntar nessa mobilização. Podemos contar com você?

Apoie a Não Me Kahlo!