
Muitos são os obstáculos que envolvem o cinema no Brasil, como o financiamento, a disputa por salas de exibição em detrimento do cinema hollywoodiano ou, até mesmo, a própria adesão do público. Quando se trata de mulheres como diretoras de cinema, a situação do audiovisual no país não é diferente do cenário internacional. Poucas conseguem transpor as barreiras dentro desse campo, e menor ainda é o número daquelas que possuem reconhecimento.
Você consegue lembrar o nome de três cineastas brasileiras? Se a resposta foi positiva, provavelmente a quantidade de nomes lembrados não vai muito além dos próprios exemplos que vieram a sua mente. Apesar do número de mulheres dirigindo filmes no país ser muito menor do que o de homens, parece que o fato não é compreendido como uma situação que precisa ser transformada. As diretoras que conseguiram se destacar ao longo de todos esses anos ainda possuem pouquíssimo reconhecimento, aliás, é bem provável que você já tenha assistido a filmes dirigidos e executados por essas cineastas sem saber que elas são as diretoras por trás da obra.
Aqui estão listadas diretoras importantes provenientes da produção nacional.
Assistir a essas obras é, dentre outras coisas, uma oportunidade para refletir sobre dramas psicológicos, exposição de fatos históricos e apontamentos acerca dos problemas sociais.