A Mostra de Cinema da Mulher, idealizada e produzida pela Baciada de Mulheres do Juquery, está em sua 5ª edição, e neste ano foi contemplada pelo edital de apoio à cultura, do Fundo Municipal de Cultura de Franco da Rocha, e será realizada pela Prefeitura, através da Secretaria de Cultura de Franco da Rocha, entre os dias 27, 28 e 29 de março de 2020, no Centro Cultural Newton Gomes de Sá.

Os filmes que serão exibidos na Mostra foram submetidos ao edital de chamamento que foi lançado pela equipe – que  recebeu inscrições de filmes de até 20 minutos, dirigidos por mulheres. Foram 151 filmes inscritos, vindos de todas as regiões do Brasil: Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás, Bahia, Pernambuco, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraíba, Mato Grosso do Sul, Tocantins, Minas Gerais, Distrito Federal, Maranhão, Espirito Santo, Alagoas, Mato Grosso e Amazonas; além de filmes vindos do exterior.

A mostra contará com exibição de 11 filmes e debates, sendo 09 filmes pelo edital, 01 filme convidado, e exibição de 01 mini-documentário produzido durante oficina de cinema na Escola Adamastor Baptista.

O coletivo Baciada das Mulheres do Juquery nasceu em agosto de 2015, do desejo de jovens francorrochenses em abrir espaço para o estudo e discussão feminista, e que encontrou no artivismo o diálogo com sua comunidade para promoção dos direitos da mulher e do combate à violência contra as mulheres, e desde 2016, vem realizando a Mostra anualmente.

A Mostra de Cinema da Mulher, integra um circuito de 68 festivais de cinema no estado de São Paulo, e está entre os 11 festivais dedicados a filmes dirigidos por mulheres, em todo Brasil, segundo o estudo de Paulo Correa, sobre Os Festivais Audiovisuais em 2017 – Geografia e Virtualização.

A Mostra que acontece no mês dedicado às mulheres, traz a tona importantes discussões a respeito da mulher na sociedade contemporânea, é um espaço de resistência, acolhimento e fortalecimento entre mulheres, de nutrir ideias, e pensar também junto a outras realizadoras culturais, em estratégias de sobrevivência, para as mulheres, e para arte feminina.

Os filmes que integram a V Mostra trazem debates acerca das violências sofridas por mulheres em transportes, as  dificuldades vividas pelas mulheres surdas, o universo das mulheres travestis e transexuais, a vida feminina após o encarceramento, entre outros.

Programação:

27 de março (sex) – 19h

Microfone aberto + Exibição de filmes:

Seremos Ouvidas – Larissa Nepomuceno – Curitiba/PR
Onze minutos – Hilda Lopes Pontes – Salvador/BA
Delas – Karina Liliane – Maceió/AL

Filme Convidado: Jaraguá Resiste – Fernanda Schenferd – São Paulo/SP
Mini Documentário Produzido no workshop de Cinema da V Mostra de Cinema da Mulher

28 de março (sáb) – 19h

Exibição dos filmes:

Sabrina – Jéssica Barreto – São Paulo/SP
Perifericu – Nay Mendl, Rosa Caldeira, Stheffany Fernanda e Vita Pereira – São
Paulo/SP
Que som tem a Distância? – Marcela Schild – Santa Cruz do Sul/RS

Mini Documentário Produzido no workshop de Cinema da V Mostra de Cinema da Mulher

29 de março (dom) – 18h

Exibição dos filmes:

Quântica – Tati Lenna – São Paulo/SP
Em Reforma – Diana Coelho – Natal/RN
Ana Terra – Direção Coletiva – Arapiraca/AL

Mini Documentário Produzido no workshop de Cinema da V Mostra de Cinema da Mulher

Compartilhe...