De forma ágil e sem burocracias, o Freelas conecta empresas a talentos

Hoje em dia, devido às formalidades exigidas para o cadastro de novos fornecedores, as empresas enfrentam dificuldades para realizar contratações para serviços pontuais. O Freelas surgiu para, em poucos cliques, conectar empresas que buscam contratar serviços e projetos criativos a profissionais de todo o país. O objetivo é inserir cada vez mais mulheres capacitadas no mercado de trabalho, bem como oferecer um ambiente virtual para contratar e gerir freelancers de qualidade com agilidade, segurança e impacto social. O lançamento foi no dia 9 de maio, em celebração ao mês do trabalhador.

Através de um único fornecedor, o Freelas, as empresas conseguem encontrar e contratar, por exemplo, profissionais de programação, design, marketing e edição a partir de um único contrato e pagamento. As freelancers podem se cadastrar na plataforma de forma gratuita e oferecer seus serviços. Já as empresas, podem fazer contratações por projeto ou no modelo de assinatura.

Mais do que um marketplace de serviços, o Freelas é um ecossistema de mulheres criativas, onde elas podem se conectar para se desenvolver de forma colaborativa e acessar oportunidades profissionais. Além de apresentar consistentes relatórios de impacto para as empresas, o Freelas está alinhado com 6 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

 “O propósito do Freelas é oferecer uma rede de apoio para um segmento que vem sendo precarizado no mercado, mas também desburocratizar esse tipo de contratação para empresas, transformando um investimento que já seria realizado em uma ação de impacto social”, explica Sophia Prado, CEO e fundadora do Freelas.

Criado durante a pandemia da Covid-19, em junho de 2020, é a única plataforma do Brasil que tem como foco a economia criativa e a equidade de gênero. Após enfrentar a crise mundial, possui hoje mais de 500 profissionais ativas e uma robusta carteira de clientes com empresas como Rede Globo, Petrobras, Play9 e Cultura Inglesa. 

O Freelas caminha junto a um mercado que atualmente se encontra em plena expansão, que é o da indústria criativa no Brasil, responsável por movimentar cerca de 2,6% do PIB. Calcula-se que existam 1,3 milhões de pessoas trabalhando como freelancers hoje no país, o 3º com mais profissionais deste tipo no mundo, demonstrando se tratar de um segmento com grandes perspectivas de crescimento a curto, médio e longo prazo. 

O Freelas participou do programa de aceleração Vamos.Rio 2021/2022, que é uma parceria do Instituto Ekloos e do Instituto BAT Brasil. “Diante de um cenário em que as empresas precisam investir em diversidade, o Freelas aparece como uma solução para reduzir a complexidade de contratação das empresas e possibilitar a diversidade, principalmente de gênero.”, diz Andréa Gomides, fundadora do Instituto Ekloos.

www.freelasconecta.com

 

Sobre o Freelas

Tudo começou quando a advogada, antropóloga e pesquisadora de gênero Sophia Prado decidiu empreender para impactar positivamente a vida de outras mulheres. Criado durante a pandemia da Covid-19, em junho de 2020, o projeto enfrentou a crise mundial e hoje possui mais de 500 mulheres ativas na plataforma e uma robusta carteira de clientes com empresas como Rede Globo, Petrobras e Cultura Inglesa, além de ter conquistado importantes selos como Inovativa Brasil, Creative Hubs Academy, Shell Iniciativa Jovem, Aceleração do Institituto Ekloos, entre outros. 

 

Sobre o Instituto Ekloos

 O Instituto Ekloos é uma aceleradora social que, ao longo de seus 13 anos de atuação, já capacitou mais de 6.000 empreendedores e acelerou mais de 600 ONGs e negócios de impacto social. Com um Programa de Aceleração baseado em metodologias próprias e diferenciadas, vêm trabalhando com iniciativas sociais de forma a profissionalizar a gestão, apoiar o desenvolvimento sustentável e estimular a inovação, possibilitando o aumento do impacto social que cada organização gera em seu território de atuação. 

 

 Sobre o Instituto BAT Brasil

Criado em julho de 2000, o Instituto BAT Brasil (ex-Instituto Souza Cruz) investe no empreendedorismo como ferramenta de autonomia e geração de renda para jovens que vivem no campo e na cidade. Inclusão, mobilidade social, educação e falta de oportunidades são desafios globais que demandam ações conjuntas. A partir da experiência acumulada em 20 anos de realizações, que beneficiaram mais de 2 milhões de pessoas, o Instituto BAT Brasil e seus parceiros institucionais contribuem para a transformação de vidas nas áreas onde atuam e cada vez mais acreditam na força de jovens e organizações, que serão a nova geração de empreendedores que irá transformar a realidade do Brasil.

Compartilhe...