Entender o papel da bruxa no mundo ocidental é entender o lugar atribuído às mulheres pela sociedade patriarcal. A figura da bruxa tornou-se um estereótipo generalista milenar da cultura popular. Em História da Bruxaria, os autores Jeffrey B. Russel e Brooks Alexander trazem uma pesquisa que tenta elucidar os aspectos de diversas culturas pagãs e o desenrolar da dominação cristã.

Abordando desde a feitiçaria antiga aos movimentos neopagãos contemporâneos, o livro abrange a relação entre culto, religião, natureza, sociedade e economia em diversas regiões, povos e etnias, do auge ao declínio do conceito que conhecemos como bruxaria.

É uma leitura bastante técnica de linguagem acadêmica, porém que busca abordar a bruxaria do ponto de vista social – quem eram as bruxas? Quem definiu esse conceito e por que a bruxa era uma figura odienta?

O texto acaba sendo, por vezes, imparcial, pois foca no relato histórico, o que pode tornar a leitura menos sentimental. Porém, os autores souberam dosar em detalhes sua análise crítica e o objetivo do livro se torna claro: mostrar que o que assusta é a mulher livre.

Acredito que o livro não se proponha a ser absolutamente profundo no seu retrato cultural. Obviamente as diversas sociedades abordadas ao longo dos capítulos merecem seus próprios livros, mas é interessante ter essa visão de contexto mais amplo para entender as ramificações da perseguição às bruxas e mulheres e culturas pagãs.

O livro conta com ilustrações e possui um projeto gráfico acolhedor e intuitivo, que contribui com o fluxo de leitura, principalmente porque a obra conta com referências bibliográficas, notas de rodapé etc. É uma edição de luxo, com caps dura ilustrada belíssima, contrapondo ilustrações seculares com cores totalmente modernas e contemporâneas.

Muito embora seja escrita por autores homens, existe uma capacidade de empatia que cadencia muito bem a obra. O livro, também, discute algumas lendas e conceitos que foram passados por gerações de forma equivocada, como a origem da cultura Wicca, passando pela colonização romana dos Celtas, tribos xamanistas, até as Bruxas de Salem. História da Bruxaria é um texto de denúncia.

Ao final da leitura, é possível perceber com clareza as injustiças, torturas e crueldades as quais mulheres no mundo todo foram submetidas, ao longo da história, simplesmente por não se conformarem com um padrão eurocêntrico, cristão e patriarcal. Embora talvez não seja um livro fácil, é uma obra relevante que convida a uma discussão profunda.

História da Bruxaria é publicado pelo selo Goya da Editora Aleph.

Compartilhe...