Mozart foi uma criança prodígio que despontou como sendo uma das principais instrumentista, compositora e uma das mais brilhantes mentes da música de todos os tempos.

É assim que poderíamos estar apresentando Maria Anna Mozart. Ela de fato foi uma criança prodígio, mas não se tornou um dos principais nomes da música de todos os tempos. É conhecida simplesmente por “a irmã de Mozart”.

Retrato da família de Mozart, de 1780 ou 1781, feita por Johann Nepomuk della Croce. No centro de casaco vermelho está Mozart, ao lado sua irmã Maria Anna, e seu pai, Leopold. No quadro da parede a mãe da família, Anna Maria (Reprodução Mozarteum Foundation)

 

Nascida em Salzburgo, no dia 30 de Julho de 1751, Maria Anna, mais conhecida como Nannerl, era a irmã mais velha de Wolfgang e sua principal referência na infância. A aproximação de Wolfgang com a música se deu pela inspiração e proximidade com Maria Anna.

Nannerl era uma musicista excepcional, conhecida por ser tão talentosa quanto o irmão (mais até). Uma resenha de 1763 falava sobre ela: “imagine uma garota de 11 anos, tocando as mais difíceis sonatas e concertos dos grandes compositores no cravo e no piano, com precisão, incrível leveza e gosto impecável. Era uma fonte de admiração para muitos”. [1]

Nannerl e Wolfgang saíram juntos em turnês quando ainda crianças. Nessas, Maria era a atração principal, inclusive. Mas na medida que foi crescendo, as normas sociais passaram a se impor mais fortemente para Nannerl.

As cartas de Leopold Mozart, seu pai, são registros de como ele a considerava uma artista habilidosa e que seus improvisos eram perfeitos, mas ainda assim ele não considerava que a música era um lugar para mulheres “feitas”. Assim, quando maria completou 18 anos ela passou a se preparar para um “bom casamento” enquanto o irmão continuou as turnês.

Mesmo não tendo continuado uma carreira tal como o irmão, se sabe que Nannerl nunca parou de compor. Ela trocava cartas com o irmão (que elogiava seu trabalho) e se tem esses registros.

Mais recentemente, se tentou resgatar sua história. Em 2011 foi lançado o filme francês “A irmã de Mozart” e em 2015 o monólogo “The Other Mozart” (O Outro Mozart) fez bastante sucesso.

poster do filme e foto da peça

 

Muitas pessoas hoje em dia se perguntam porque não temos grandes mulheres inventoras, autoras, compositoras, tal como temos Mozart, Bach, Chopin, Beethoven, como se isso fosse prova de uma superioridade masculina.

Nós temos sim grandes feitos realizados por mulheres. Alguns reconhecidos, mas muitos deles apagados da história, outros que tiveram sua autoria roubada e tantos que nunca puderam ser realizados.

Essa história nos faz refletir:

Quantos livros, quantas composições, quantas invenções não temos hoje porque Mozarts como Anna tiveram seus processos criativos interrompidos pelos afazeres domésticos, cuidado de filhos e idosos, pelo casamento?

Por serem mulheres?

 

Referências

Wikipedia. Anna Maria Mozart. <Maria Anna Mozart – Wikipédia, a enciclopédia livre (wikipedia.org)>

Aventuras na história: <Aventuras na História · Maria Anna, a talentosa irmã de Mozart cuja carreira foi impedida pelos padrões controversos do século 18 (uol.com.br)>

Reverb. <A história apagada da irmã de Mozart (reverb.com.br)>

As mina na história. <Maria Anna Mozart era uma grande instrumentista, mas foi impedida pelo machismo – AS MINA NA HISTÓRIA (asminanahistoria.com)>

Compartilhe...