Nós sabemos que a política da proibição de nudez no Facebook nem sempre faz muito sentido. A rede social já proibiu fotos de mulheres amamentando e inclusive uma foto de uma mulher cujos braços foram confundidos com mamilos. Enquanto isso, são liberadas fotos de homens sem camisa.

Um exemplo foram as fotos abaixo, que tiveram bastante repercussão nas redes. Na foto da esquerda, uma mulher tomando banho teve seu cotovelo confundido com mamilos. Sabemos como o Facebook tem pavor de mamilos (de mulheres, é claro), portanto a foto foi excluída por violar os padrões da comunidade. Outro caso foi o da foto da direita, na qual uma mãe amamenta o filho recém-nascido. Também foi excluída do Facebook, é claro.

fotos nudez facebook

Mas… qual exatamente é o critério para o Facebook definir quais o mamilos que são aceitáveis e quais não são? Buscando entender melhor o que de fato é proibido e permitido pelo Facebook, a fotógrafa Julia Rodrigues iniciou um experimento muito interessante. Como ela mesma explica:

“Essas fotos fazem parte de um experimento meu dentro do Facebook. Com o tempo, quero ir enchendo essa pasta com retratos de pessoas que se dispuserem a vir ao meu ateliê e posar para um retrato com o peito desnudo.

Quais serão consideradas impróprias pelo público e pelo sistema do Facebook? Quais serão as diferenças reais entre um retrato e outro? O que seria tão ofensivo em um mamilo que não é ofensivo em outro?”

A partir daí, ela posta várias fotos na sua conta do Facebook e espera pra ver o resultado. Até agora, foram bastante interessantes:

Um homem branco sem camisa, de cabelos volumosos cacheados, usa barba, óculos e olha diretamente para a câmera.

 Essa foto não teve qualquer denúncia.

 

Mulher loira de cabelos curtos até o ombro, usa o cabelo revirado para a direita e sua franja tapa uma parte do rosto. Ela está sem camisa, porém uma traja preta cobre seus seios.

 Essa foto foi removida duas vezes. Na primeira, “porque não segue os padrões da comunidade do Facebook em relação à nudez”. Na segunda vez teve o conteúdo removido sem aviso prévio apesar de já estar com uma tarja preta por cima dos mamilos. Foi publicado pela terceira vez com uma tarja maior.

 

Um rapaz moreno de cabelos curtos, sem barba, está sem camisa.

Foto sem denuncias nem reclamações.

 

Um homem de barba comprida, cabelo penteado, usa óculos, é um pouco acima do peso, tem uma tatuagem no braço direito, está sem blusa. 

Essa imagem foi denunciada 2 vezes e liberada 2 vezes pelo sistema do Facebook.

 

Um homem de cabelos cacheados volumosos, de barba, um pouco acima do peso,  está sem camisa. Na altura do seu peito, uma faixa com a imagem de seios femininos cobre seus mamilos.

Essa foto não foi bloqueada pelo Facebook.Aparentemente, se existe um homem na foto,mesmo que não sejam seus peitos,o Facebook libera.

 

Uma mulher branca, magra, de cabelos curtos até metade do rosto e franja. Ela está sem blusa, uma faixa com o peitoral de um homem cobre seus seios.

Da mesma forma, o Facebook não considera violação nenhuma quando a mulher exibe mamilos, desde que sejam de um homem.

 

Mulher, branca, magra, de cabelos curtos penteados para o lado esquerdo, ela usa brincos e colares, tem uma tatuagem de flores do braço esquerdo. Está sem camisa, mas tem uma faixa preta censurando seus seios. 

Essa imagem teve que ser republicada com tarja,uma vez que Facebook removeu a publicação “porque não segue os Padrões da comunidade”

 

O experimento foi uma forma despojada e divertida de expor a grande incoerência que são os tais “padrões da comunidade do Facebook”. E não poderia ser por menos, já que são padrões de uma comunidade muito maior e não restrita ao meio virtual: a nossa própria.

Ao explorar a contradição do Facebook, o que Júlia mostrou, na verdade, como funciona o machismo.