Contar histórias é uma tradição oral passada de geração para geração. Olhar para o passado é uma forma de resgatar culturas e ensinamentos, e a tradição da oralidade é uma ferramenta para que isso seja feito.

A palavra “Escura”, que tem no nome do projeto, é justamente para trazer a ideia da tentativa de apagamento que essas mulheres sofreram, a forma com que a palavra “escura” é usada no nosso vocabulário em comparação à palavra “clara”, e a pejoração que há. São trazidas também as referências da pele preta “escura” e a construção estética da cenografia, que terá uma concepção de escuridão/claridade.

Contos sobre a criação da terra, seres humanos, A origem da boneca abayomi, Osun e o poder feminino, a escolha do destino, e a Filosofia Ubuntu, serão a introdução para a história de Dandara dos Palmares, Carolina Maria de Jesus, Lélia Gonzalez e Raimunda de Assunção são a parte central das histórias onde serão enfatizadas a vida, conquistas, luta e o incentivo para a cultura, luta contra escravidão, feminismo negro, literatura, e a cultura de nosso país. Essas mulheres negras (escuras) sofreram tentativas de apagamento e silenciamento porém resistiram e são referências no Brasil e exterior.

O Projeto será uma série de quatro vídeos de contação de histórias que mescla contos afro-brasileiros com histórias de mulheres negras brasileiras que são parte da cultura e luta. Essa produção contribuirá na luta antirracista, pois são histórias de mulheres negras contadas sob a perspectiva de uma contadora negra e que tem sua equipe de trabalho a maioria negra (70%) e mulheres (70%), trazendo a representatividade e o protagonismo de uma forma legitima.

A estreia será sempre às 19 horas sendo disponibilizada no canal do Youtube feito exclusivamente para o projeto e compartilhado através das redes sociais, também criadas exclusivamente para o projeto.

Facebook: @projetoencontroasescuras

Instagram: @encontro.as.escuras

 

 

Programação:

 

18/02

A criação da terra

Criação seres humano

Abayomi

Dandara dos Palmares

 

19/02

A escolha do destino

Carolina Maria de jesus

 

20/02

Osun e o poder feminino

Lélia Gonzalez

 

21/02

Raimunda de Assunção

A filosofia Ubuntu

 

O projeto encontro às escuras – contos e cantos ancestrais é idealizado pela atriz, poeta e contadora de histórias Ana Moraes, foi contemplado pelo edital da Lei Emergencial Aldir Blanc de 2020  através da Secretaria de Cultura da Prefeitura de Franco da Rocha.

Compartilhe...