1. Frida (2002)

Uma biografia da artista Frida Kahlo, que canalizou a dor de uma lesão incapacitante e seu casamento tempestuoso em seu trabalho.

 

2. Marie Curie (2016)

Segue a famosa físico e química Marie Curie e sua luta pelo reconhecimento na comunidade científica dominada por homens no início do século XX na França.

 

3. Estrelas Além do Tempo (2016)

A história de uma equipe de matemáticas afro-americanas que desempenhou um papel vital na NASA durante os primeiros anos do programa espacial dos EUA.

 

4. Nada Ortodoxa (2020)

História de uma jovem judia ultraortodoxa que foge do casamento arranjado e da comunidade religiosa para começar uma nova vida no exterior.

 

5. Olga (2004)

Baseado na história verídica de Olga Benário, esposa alemã do líder comunista brasileiro Luís Carlos Prestes, durante a ditadura de Getúlio Vargas (1930-1945).

 

6. Piaf: um hino ao amor (2007)

Biografia da icônica cantora francesa Édith Piaf. Criada por sua avó em um bordel, ela foi descoberta enquanto cantava na esquina aos 19 anos. Apesar de seu sucesso, a vida de Piaf estava cheia de tragédia.

 

7. Tina: A verdadeira história de Tina Turner (1993)

A história da ascensão da cantora Tina Turner ao estrelato e como ela ganhou a coragem de se libertar de seu marido abusivo, Ike Turner.

 

8. Nise: o coração da loucura (2015)

Com base na história verdadeira da Dra. Nise da Silveira, psiquiatra brasileira que tratava seus pacientes com arte em vez de terapia com eletrochoque.

 

9. A Vida e a História de Madam C.J. Walker (2020)

A história inspiradora da empresária afro-americana pioneira Madame C.J. Walker, que construiu um império de cuidados com os cabelos que a fez ser a primeira mulher milionária americana.

 

10. Elis (2016)

A vida de Elis Regina, sem dúvida a maior cantora brasileira de todos os tempos, é contada neste filme biográfico com ritmo enérgico e pulsante.

 

11. Erin Brockovich, uma Mulher de Talento (2000)

Uma mãe solteira desempregada torna-se assistente legal e, quase sozinha, luta contra uma empresa de energia da Califórnia acusada de poluir o abastecimento de água de uma cidade.

 

12. A Rainha Margot (1994)

A jovem rainha Margot se vê presa em um casamento arranjado em meio a uma guerra religiosa entre católicos e protestantes. Ela espera escapar com um novo amante, mas se vê presa por sua família poderosa e cruel. O filme completo e legendado está disponível no Youtube.

 

13. Persépolis (2007)

Uma garota iraniana precoce e franca cresce durante a Revolução Islâmica.

 

14. O Escândalo (2019)

Um grupo de mulheres enfrenta Roger Ailes, chefe da Fox News, e a atmosfera tóxica que ele presidia na rede.

 

15. Rainha Christina (1933)

A rainha Christina da Suécia é uma monarca popular que é leal ao seu país. No entanto, quando ela se apaixona por um enviado espanhol, ela deve escolher entre o trono e o homem que ama.

 

16. A Paixão de Joana D’Arc (1928)

Em 1431, Jeanne d’Arc é julgada sob acusação de heresia. Os juristas eclesiásticos tentam forçar Jeanne a retratar suas reivindicações de visões sagradas.

 

17. Garota, Interrompida (1999)

Baseado no relato da escritora Susanna Kaysen sobre sua permanência de 18 meses em um hospital psiquiátrico no final da década de 1960. Disponível na Netflix.

 

18. Nas Montanhas dos Gorilas (1988)

A história de Dian Fossey, um cientista que veio à África para estudar os desaparecidos gorilas das montanhas e depois lutou para protegê-los.

 

19. Elizabeth (1998)

Os primeiros anos do reinado de Elizabeth I da Inglaterra e sua difícil tarefa de aprender o que é necessário para ser um monarca.

 

20. Uma Mulher Contra Hitler (2005)

Uma dramatização dos dias finais de Sophie Scholl, uma das integrantes mais famosas do movimento de resistência anti-nazista alemão da Segunda Guerra Mundial, A Rosa Branca.

 

21. O Milagre de Anne Sullivan (1962)

A história da luta de Anne Sullivan para ensinar Helen Keller, cega e surda, a se comunicar.

 

22. Rosa Luxemburgo (1986)

Depois de anos de agitação política, Rosa Luxemburgo, Karl Liebknecht e Leo Jogiches formam um partido alemão revolucionário, os espartacistas.

 

23. A Juíza (2018)

A vida e a carreira excepcionais da juíza da Suprema Corte dos EUA, Ruth Bader Ginsburg, que desenvolveu um legado jurídico de tirar o fôlego e se tornou um ícone inesperado da cultura pop.

 

24. Mary Shelley (2017)

Vida e fatos de Mary Wollstonecraft Godwin, que aos 16 anos conheceu o poeta Percy Shelley, de 21 anos, resultando na escrita de Frankenstein.

 

25. Eternamente Pagu (1987)

Biografia de Patrícia Galvão, também conhecida como Pagu, personagem lendária, musa e ativista do modernismo brasileiro na arte, entre as décadas de 1920 e 1940.

 

26. Temple Grandin (2010)

Uma cinebiografia de Temple Grandin, uma mulher autista que se tornou uma das principais cientistas da indústria de manipulação de animais.

 

27. Camille Claudel (1988)

Biografia de Camille Claudel. Irmã do escritor Paul Claudel, seu entusiasmo impressiona o já famoso escultor Auguste Rodin. Ele a contrata como assistente, mas logo Camille começa a esculpir para si e para Rodin. Ela também se torna sua amante. Mas depois de um tempo, ela gostaria de sair da sombra dele.

 

28. Um Anjo em Minha Mesa (1990)

Janet Frame era uma criança brilhante que, quando adolescente, foi diagnosticada com esquizofrenia. Explore a descoberta de Janet sobre o mundo e sua vida na Europa, à medida que seus livros são publicados como elogios.

 

29. Hebe: a estrela do Brasil

Uma lembrança da vida de Hebe Camargo nos anos 80, época em que ela lutou entre uma crise pessoal e profissional e decidiu assumir o controle de sua própria carreira.

 

30. Filhos da Guerra (2009)

A história de Irena Sendler, uma assistente social que fazia parte do submundo polonês durante a Segunda Guerra Mundial e foi presa pelos nazistas por salvar a vida de quase 2.500 crianças judias, contrabandeando-as para fora do gueto de Varsóvia.

 

 

Curtiu nosso conteúdo?

Como diz Angela Davis, a liberdade é uma luta constante. Falar sobre feminismo é necessário e eles não poderão contar com a comodidade do nosso silêncio! Precisamos falar mais e falar mais alto.

No entanto, para que nossa voz ecoe mais longe precisamos do apoio de pessoas engajadas com nossa causa e dispostas a se juntar nessa mobilização. Podemos contar com você?

Apoie a Não Me Kahlo!