O que você sabe sobre seu hímen?

Se sua resposta foi que o hímen se rompe quando uma mulher perde a virgindade, sinto te informar que a única coisa que você achava que sabia sobre essa parte do seu corpo está errada.

Mas se você quer descobrir várias coisas muito certas e interessantes sobre o hímen, você veio ao lugar certo.

Em primeiro lugar, o que é o hímen mesmo? É uma membrana que cobre parcialmente a entrada do canal vaginal. “Parcialmente? Não era pra ele cobrir o canal vaginal todo?” Então… vamos ao nosso primeiro mito:

 

1 – O hímen não cobre seu canal vaginal totalmente.

 

Existem hímens de diferentes formatos que podem cobrir mais ou menos, mas mesmo um hímen “intacto” de uma mulher que nunca se masturbou ou praticou sexo nunca cobre 100% do seu canal vaginal. E ele já é assim desde que você nasce. [Mesmo porque se o hímen fechasse completamente o canal vaginal por onde passaria o sangue menstrual?]

 

2 – Muitos antes da sua primeira relação sexual seu hímen já se deslocou várias vezes.

 

Quando você prática exercícios, anda de bicicleta, se masturba, etc, seu hímen se expande e se contraí, voltando depois para o seu estado “normal”.

 

3 – O hímen não se rompe

 

Independe da sua primeira penetração ter sido com um pênis, um vibrador, dedos do seu parceiro ou qualquer outra coisa, nada disso faz com que o hímen se rompa. Porque como eu já disse – ele já nasceu rompido. Ele se desloca durante a penetração e depois volta para o lugar.

 

4 – Mas e a dor da “primeira vez”? Não é o hímen rompendo?

 

Não. A dor vem do desconforto, da ansiedade e – principalmente – da falta de lubrificação na vagina.

 

5- Não necessariamente você vai sangrar na sua primeira penetração.

 

Na verdade, 53% das mulheres não sangram. O sangue – quando vem – vem da fricção entre o pênis/vibrador/dildo/dedos/etc e a vagina mal lubrificada.Pode ser que você sangre na sua segunda ou terceira ou quarta vez ou… nunca. Então se o hímen não se rompe e nem sempre existe sangue, como uma mulher pode provar que ela é virgem? Isso nos leva ao nosso sexto e último mito.

 

6 – Não existe como comprovar virgindade de uma mulher

 

Por mais que alguns médicos acreditem que é possível provar através na observação do hímen, o resultado na maioria das vezes será inconclusivo. E agora que você já desconstruiu esses mitos sobre o hímen, você pode aproveitar para repensar a ideia da “perda” da virgindade. Afinal de contas, perda de quê?

 

Andrea Romão.