Olá Poderooosas!!!

Tenho o imenso prazer em estar aqui com vocês, leitoras e colaboradoras do Não me Kahlo! Venho toda entusiasmada neste espaço tão especial apresentar muitas Histórias Femininas por meio das vozes e vivências de mulheres incríveis que estão presentes ao nosso redor.

Nossa proposta é transcrever as histórias que são contadas no podcast para esta coluna visando dar maior acessibilidade às pessoas interessadas, bem como de ampliar os espaços de registro dessas vivências. Evidenciando a pluralidade das mulheres, a qual também trazem consigo suas particularidades. Vamos ainda, por meio destas histórias perpassar por assuntos latentes, atentar aos dados alarmantes e compartilhar informações relevantes para todas nós.

O programa Histórias Femininas ao ir de encontro com o movimento Não me Kahlo também reafirma o quanto “acreditamos na força da informação e do diálogo educativo como instrumento para atingir a emancipação feminina”. Porque sabemos o quanto é fundamental democratizar e popularizar o conhecimento, assim como somar aos diálogos reflexões construtivas às nossas causas defendidas incessantemente em todos os espaços em que ocupamos.

Ao darmos visibilidade às mulheres estamos contribuindo para amplificar e potencializar nossa força. Ser um espaço de protagonismo feminino significa muito para dizer quem somos, como vivemos e o que queremos!

É pela importância de nos (re)construir e nos (re)conhecer enquanto singular e coletivamente que estamos nos permitimos dar mais esse passo de registrar nossas vivências, buscando sempre agregar olhares, questionamentos e posicionamentos sobre diversos aspectos da nossa sociedade. Para assim, colaborar na identificação daquilo que nos oprime, minimiza nossas dores, silenciam nossas vozes e apagam nossas histórias. Porque mais do que nunca precisamos existir e resistir no presente para transformar o futuro das próximas gerações. Nossa história só se constitui na sororidade, solidariedade e coletividade.

Por isso, carinhosamente, convoco todas vocês a acompanhar mensalmente o conteúdo que será publicado nesta coluna e as demais matérias divulgadas por essa rede Não me Kahlo. Afinal, não vão nos Kahlar mesmo!

Desejo também, que nossa voz seja cada vez mais ecoada de maneira consciente, ao mesmo tempo demarcando nosso tempo-espaço, fazendo valer o que já foi conquistado e caminhando em frente para vivermos com respeito, dignidade e liberdade. Tenhamos sempre a firmeza de falar e sermos ouvidas, pois continuaremos lutando para sermos as narradoras, escritoras e protagonistas da nossa própria história!

Venha comigo, sou Ana Carolina de Paula, mediadora desse encontro e juntas vamos conhecer muitas outras Poderosas. Te espero na próxima história! Grande abraço, se cuidem e até mais!

 

Minibio do Programa:

 

O programa Histórias Femininas está no ar desde 2019, produzida de forma voluntária e independente por Ana Carolina de Paula na Kula Webradio Universitária sendo este, um dos projetos de extensão da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste campus de Toledo.

O principal objetivo do programa é ser um espaço de protagonismo das mulheres por meio de suas histórias, vivências, experiências profissionais e/ou de militância. Estamos presentes na Kula Webradio Universitária da Unioeste – Toledo/PR (www.unioeste.br/kula); no programa a Voz das Fridas da Rádio Frida Rock em Porto Alegre/RS (Rádio Frida Rock (radiofridarock.com.br); na Rádio Direitos Humanos de Foz do Iguaçu/PR (nossaradioradiocdh.minharadio.fm) e nas plataformas Youtube e Spotify.

 

Você pode conferir os podcast pelos links abaixo:

Programa inédito, quinzenalmente, pela Kula Webrádio Universitária: projetos.unioeste.br/webradio/

Disponível para acessar a qualquer momento nas plataformas:

Youtube (ouça cada edição na íntegra com legenda):

https://www.youtube.com/channel/UCK08btm_cvs5-5CVXurLHrg

Spotify: https://open.spotify.com/playlist/11gJJHjNn2TRXMcXLYrSKe?si=ywrosTgcRfiCHwjfsk9Mbg

E também nos encontre pelas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/historiasfemininas

Facebook: https://www.facebook.com/historiasfemininas

 

Sobre a idealizadora:

Sou Ana Carolina de Paula, negra, mãe, pós-graduada (formada em Serviço Social, mestra em Educação pela UNIOESTE/PR), feminista, idealizadora e produtora do programa Histórias Femininas. Há um tempo venho me (re)significando e me (re)encontrando neste mundão, buscando partilhar saberes, promover encontros e multiplicar nossa força através da comunicação e das vivências das mulheres. Sonhando no dia em que nenhuma mulher será desrespeitada, violentada e assassinada independente de seu gênero, cor e idade. A resistência faz parte da minha essência! Acredito na caminhada coletiva! Espero que juntas possamos seguir firmes na luta pela conquista da nossa liberdade!

Compartilhe...