Feminismos Online

A entrada dos coletivos feministas no ciberespaço se dá em meados dos anos 1990. Os coletivos mobilizavam um conjunto de estratégias que articulavam estética, política e comunicação utilizando a tecnologia digital e a internet como ferramentas para emancipação e empoderamento das mulheres. A partir da Web 2.0, que possibilitou as práticas cooperativas e a interação mútua, a atuação dos feminismos online se multiplicaram, inseriram novos debates e desenvolveram novas estratégias de ação.

Pensando nisso, o Centro de Pesquisa e Formação do SESC de São Paulo organizou um ciclo de debates reunindo ativistas e acadêmicas que atuam e pesquisam as ações feministas na internet. A Não Me Kahlo teve o prazer de estar entre as participantes, representada pela Bruna Rangel que falou sobre #Hashtags no enfrentamento ao machismo.

 

Abaixo, a programação completa do evento:

30/10 – 15hs às 16h30 – Hacking Feminista e Beta – Uma robô feminista pelos direitos das mulheres
Com Coletiva Maria Lab, coletiva hacker feminista que atua em prol dos conhecimentos que unem política, gênero e suas tecnologias.
Com Nossas, Laboratório de ativismo que criou a robô feminista Beta para monitorar os projetos de lei de interesse das mulheres.

16h30 às 17hs – intervalo

30/10 – 17hs às 18h30: Feminizando códigos
Com Graciela Natansohn, Graduada em Jornalismo e Licenciatura em Comunicação Social pela Universidad Nacional de La Plata, Argentina. Possui Mestrado e doutorado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela UFBA. Professora da UFBA.

31/10 – 15hs às 16h30: Violência na internet
Com Natália Néris, Doutoranda em Direitos Humanos pela USP.Coordenadora da área Desigualdades e Identidades do do InternetLab – Pesquisa em Direito e Tecnologia.
Com Mariana Valente, Diretora do InternetLab, doutora em direito pela USP e membra do Núcleo Direito e Democracia do CEBRAP. Foi pesquisadora visitante da UC Berkeley, pesquisadora e professora no Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV.

16h30 às 17hs – intervalo

31/10 – 17hs às 18h30: Um teclado todo seu
Com Blogueiras Feministas, blog político que agrega mulheres feministas de todas as partes do país.
Com Blogueiras Negras, blog feminista que reúne publicações inéditas de mulheres negras.

01/11 – 15hs às 16h30: #Hashtags no enfrentamento ao machismo
Com Think Olga, ONG feminista cujo objetivo é empoderar mulheres por meio da informação. O projeto é um hub de conteúdo que aborda temas importantes para o público feminino de forma acessível.
Com Coletivo Não me Khalo, blog feminista que promoveu a campanha #MeuAmigoSecreto.

16h30 às 17hs – intervalo

01/11 – 17hs às 18h30: Influenciadoras digitais
Com Lola Aronovich, é uma blogueira feminista e pedagoga argentina, naturalizada brasileira. Também atua como professora universitária e sua pesquisa é focada em literatura inglesa, cinema e questões de gênero.

 

 

Compartilhe...
Habilidades

Postado em

1 de novembro de 2018