Greta Ernman Thunberg é uma ativista do clima, sueca, de apenas 16 anos, diagnosticada com Asperger. Em 2018, ela iniciou um protesto que eventualmente levou a uma onda de manifestações grevistas de estudantes em prol do meio ambiente.

Hoje, ela e outros 15 jovens apresentaram uma denúncia contra o Brasil, Argentina, França, Alemanha e Turquia. O documento alega que os países “estão violando os direitos humanos dos jovens proponentes ao não adotarem medidas adequadas contra as mudanças climáticas”.

A apresentação da petição na qual denuncia o Brasil veio após um poderoso discurso durante a Cúpula do Clima, que você pode conferir abaixo.

 

Discurso que Greta Thunberg – Nova York, segunda-feira, dia 23 de setembro de 2019, no UN Climate Action Summit.

 

Está tudo errado. Eu não deveria estar aqui. Eu deveria estar de volta à escola, do outro lado do oceano. No entanto, todos vocês vem à nós, jovens, em busca de esperança? Como se atrevem! Vocês roubaram meus sonhos e minha infância com suas palavras vazias. E, no entanto, eu sou uma das que tem sorte. As pessoas estão sofrendo. Pessoas estão morrendo. Ecossistemas inteiros estão entrando em colapso. Estamos no início de uma extinção em massa. E tudo o que vocês falam é sobre dinheiro e conto de fadas do eterno crescimento econômico. Como se atrevem!

Por mais de 30 anos a ciência tem sido clara. Como ousam desviar seus olhos? E vir aqui dizer que estão fazendo o suficiente, quando as políticas e soluções necessárias não estão sequer à vista.

Vocês dizem que nos “escutam” e que entendem a urgência. Mas não importa o quão triste e brava estou, eu não quero acreditar nisso. Porque se vocês entendessem completamente a situação e ainda assim continuassem a não agir, vocês seriam cruéis. E eu recuso a acreditar nisso.

A ideia popular de reduzir nossas emissões pela metade em 10 anos apenas nos dá 50% de chance de permanecer abaixo de 1,5°C, e o risco de desencadear irreversíveis reações em cadeia além do controle humano.

Talvez 50% seja aceitável para você. Mas esses números não incluem pontos de inflexão, a maioria dos ciclos de feedback, aquecimento adicional oculto pela poluição tóxica do ar ou os aspectos de justiça climática e equidade. Eles também contam com a minha geração sugando centenas de bilhões de toneladas de seu CO2 do ar com tecnologias que mal existem. Portanto, um risco de 50% simplesmente não é aceitável para nós – nós, que temos que viver com as consequências.

Ter 67% de probabilidade de ficar abaixo dos 1,5C do aumento global da temperatura, as melhores hipóteses dadas pelo Painel Intergovernamental para as Alterações Climáticas -, o mundo só tinha mais 420 gigatoneladas de CO2 para emitir ano passado, 1 de janeiro de 2018. Hoje, esse número já caiu para menos de 350 gigatoneladas. Como vocês se atrevem a fingir que isso pode ser resolvido com procedimentos usuais e algumas soluções técnicas. Com os níveis de emissões atuais, esse orçamento restante de CO2 será esgotado em menos de oito anos e meio.

Não haverá soluções ou planos apresentados de acordo com esses números hoje. Porque esses números são muito desconfortáveis. E vocês ainda não estão maduros o suficiente para dizer a verdade.

Vocês estão falhando conosco. Mas os jovens estão começando a entender sua traição. Os olhos de todas as gerações futuras estão sobre vocês. E se vocês optarem por falharem conosco, eu digo que nunca iremos perdoá-los. Não vamos deixar vocês saírem impunes. Bem aqui, agora, é onde traçamos a linha. O mundo está acordando. E a mudança está chegando, quer vocês gostem ou não.