Nossa missão é utilizar a informação para promover a autonomia feminina e, assim, parte desse trabalho é também de divulgar iniciativas feministas. Por isso, usamos as nossas redes para perguntar para nossas seguidoras quais podcasts feministas elas tem acompanhado. Listamos aqui as respostas!

No entanto, precisamos antes deixar um aviso. Existem alguns podcasts que já conhecíamos e recomendamos muitíssimo. Normalmente, nós indicamos sempre programas, canais, filmes que já vimos e conhecemos. Nesse caso, por se tratar de muuuitos podcasts indicados, não foi possível conferir todos os episódios antes de ter certeza sobre a recomendação e não queríamos deixar ninguém de fora por causa disso. Sendo assim, estamos confiando no gosto de nossas seguidoras e também com o seu olhar crítico, ou melhor… ouvido crítico!

A ordem disposta aqui foi aleatória. Confira os principais podcasts feministas indicados por nossas seguidoras e deixe nos comentários mais podcasts feministas que você conheça.

 

#1 Feminismo e Marxismo

 

Este podcast é uma iniciativa conjunta do Esquerda Diário e do grupo de mulheres Pão e Rosas. Segundo elas mesmas definem, o podcast “busca discutir a luta das mulheres a partir de uma visão marxista revolucionária, baseada na luta de classes, com nosso feminismo socialista. A ideia é tratar de conceitos teóricos, mas também de política e atualidade, resgatando os principais revolucionários marxistas como o próprio Karl Marx, Friedrich Engels, Rosa Luxemburgo, Vladimir Lênin, Leon Trótski entre outras e outros, abordando as questões que relacionam classe, gênero e raça, sempre com a participação de diversas trabalhadoras, jovens, estudantes, intelectuais, LGBTs.”

 

Confira abaixo um dos episódios e se quiser conferir todos os fica aqui o link do Audioboom e do Spotify.

 

 

#2 Feito por elas

 

O Feito por Elas nasceu inspirado pelo desafio #52FilmsByWomen, do Women in Film, organização dedicada a promover a igualdade de oportunidades para mulheres. A proposta do desafio é que cada pessoa se comprometa a assistir a um filme dirigido por uma mulher por semana durante um ano, resultando, ao final, em 52 novos filmes de autoria feminina assistidos. A partir da nossa adesão ao projeto, veio a ideia de discutir e divulgar essas obras, valorizando o trabalho das diretoras e incentivando o público a conhecê-lo. Mais do que diretoras, pretendemos dar visibilidade para as diferentes mulheres que trabalham nas mais diversas áreas dentro do cinema. Inicialmente entregando como produto final um podcast quinzenal, o Feito por Elas é um projeto que engloba a criação e curadoria de conteúdo por meio de redes sociais e agora de seu site próprio. Nossa proposta, é, portanto, abrir espaço para crítica, discussão e divulgação dos trabalhos de mulheres no cinema.

 

 

#3 Olhares Podcast

 

O Olhares Podcast é um projeto feminista idealizado pela Aline Hack, que “tem como objetivo buscar os pontos de vista sobre as mulheres e atribuir novos olhares, evidenciando suas lutas, participações sociais, ações afirmativas e conquistas”. O podcast busca “exercitar o espaço de fala e o espaço de escuta, a partir de experiências, pesquisas e debates, para promover mais alteridade e equidade entre homens e mulheres”.

Além dos programas semanais repletos de entrevistas com convidadas super especiais, o Olhares também mantém um site que segue também a proposta de ampliar os olhares sobre a questão das mulheres a partir de colunas colaborativas de voluntárias.

Confira abaixo um dos episódios, que também estão disponíveis no site e no Spotify.

 

 

#4 Outras mamas

 

O Outras Mamas Podcast surgiu como ideia no início de 2018 como é um podcast para conversar sobre feminismo, veganismo e a filosofia do livro “A Política Sexual da Carne”, da Carol. J. Adams. Criado e apresentado pela dupla Barbara Miranda e Thais Goldkorn, o foco temático na maioria dos episódios ainda é o veganismo e feminismo sob várias perspectivas, como por exemplo, os episódios que falam do que feminismo tem a ver com anarquismo (ep. 89), o que veganismo tem a ver com marxismo (ep. 85), entre muitos outros. Além disso, outros episódios também variam com relação à temática, como por exemplo, o episódio 69 com o título “feminista e cristã”, o episódio 90 que fala de Mari Shelley e a criação de Frankenstein, entre outros.

É um dos podcasts mais queridos das nossas leitoras, tendo surgido repetidas vezes nas indicações. Conferi e também adorei.

Aqui está o link do site do Outras Mamas e abaixo o Spotify.

 

 

#5 Lugar de mulher

 

Kelly Morato, Maria Viscondi e Natália Ribeiro são amigas e apresentadoras do Lugar de Mulher, podcast que “nasceu da vontade de ocupar um espaço na mídia podcast e trazer para o debate pautas que consideramos importantes, como a educação, a democratização do conhecimento acadêmico, a ciência e a pesquisa, e sobretudo, o lugar da mulher em todos esses assuntos”. As três são historiadoras, então podem perceber como isso tem grande influência no conteúdo do poscast. Os temas debatidos envolvem Humanidades, educação e ciência, cultura pop, filmes e séries.

 

 

#6 Maria Vai com As Outras

 

Este é um podcast de entrevistas da Revista Piauí com produção da Rádio Novelo. Apresentado por Branca Vianna, os episódios falam sobre mercado de trabalho, vida afetiva, família, entre outros temas.

 

 

#7 Praia dos Ossos

 

Produção original da Rádio Novelo e também com apresentação de Branca Vianna, esse podcast fala do feminicídio de Ângela Diniz, resgata a sua história, o contexto social da época e o impacto que teve.

Aqui todos os episódios no site e aqui o link para o Spotify. Abaixo, o trailer de Praia dos Ossos:

 

 

 

#8 Calma, gente horrível

 

Um podcast de reclamações semanais apresentado pelo quarteto Ana Roxo, Ryta Alves, Tati Fadel e Malu Rodrigues. Os últimos episódios falam sobre vida adulta (ep. 52), crianças migrantes nos EUA (ep. 51), aborto (ep. 48) e visibilidade lésbica (ep. 47).

 

 

#9 Quintetas

 

Este é um podcast novíssimo, com apenas dois episódios mas já indicado pelas nossas seguidoras. Apresentado por “cinco amigas unidas pelo design que vão conversar sobre assuntos aleatórios e pertinentes para iniciar debates e quem sabe causar algumas reflexões”, os episódios disponíveis falam sobre “sutiã: mocinho ou vilão?” e “outubro rosa”.

 

 

#10 Calcinha Larga

 

Este é um podcast que fala sobre maternidade, mas não é para mães perfeitas e sim mães de merda. Os debates giram em torno da desromantização da maternidade e a quebra de muitos tabus, sempre com bastante humor. A apresentação é da escritora Tati Bernardi, a também escritora Camila Fremder e a atriz Helen Ramos, também conhecida como Hel Mother.

 

 

#11 Podcast Afetos

 

Apresentado por Gabi Oliveira e Karina Vieira, o podcast é uma porta para a subjetividade das apresentadoras, falando sobre o que as move, as afeta, com o objetivo de aproximar pessoas para o que as sensibiliza. De fato, as experiências narradas são compartilhadas também por várias ouvintes que nos indicaram o podcast para a nossa lista.

 

 

 

#12 Tetas na Mesa Podcast

 

Esse é um podcast apresentado por Érica Ramirez, Thaís Habka e Mari Batisteli que nos convida a abrir um vinho, uma cerveja ou nosso chá predileto e nos sentarmos com elas para “um papo descontraído e honesto sobre a treta que é viver equilibrando todos os pratinhos da vida de mulher e mãe feminista”.

 

 

#13 Elas por Elas

 

Este podcast debate o universo esportivo feminino, com o lema “o esporte também é nosso”.

 

 

#14 Grifa Podcast

 

Com o lema “feminismo fora da estante”, o podcast é descrito como “um clube do livro à distância”. O livro é o ponto de partida para discussões que extrapolam as páginas. Até agora foram discutidos o Feminismo é para todo mundo, da bell hooks, Mulheres e a caça às bruxas, da Silvia Federici e o Feminismo para os 99%, da Cinzia Arruzza, Tithi Bhattacharya, Heci Regina Candiani, Nancy Fraser.

 

 

#15 Elas Debatem

 

O podcast é uma iniciativa do coletivo Elas Podem com objetivo de “realizar debates diversos temas que impactam diretamente nosso dia a dia, a pensar e discutir nosso papel nas mais diversas áreas”.

 

 

#16 Primas Podcast

 

Apresentado por Carla Lemos e Renata Correa, é um podcast “pra exaltar a cultura e feitos das minas mundo afora”. É uma salada gostosa de episódios sobre temas diferentes, sempre atravessado pela perspectiva de mulheres feministas.

 

 

#17 Na Morada

 

Uma série sobre mulheres que moram sozinhas, produzida e apresentada pelas jornalistas Tatiana Vasconcellos e Laura Cassano. São mulheres de várias idades, conhecidas e anônimas, que dividiram com a gente reflexões sobre relacionamentos e solidão, sexo, peripécias na cozinha, perrengues relacionados a reparos e reformas, o significado da nossa casa para gente, autocuidado, maternidade, finanças pessoais e como lidar com o envelhecimento quando se mora sozinha?

 

 

#18 Baseado em fatos surreais

 

Esse podcast tem uma proposta bem diferente. Ele conta histórias surreais de mulheres que as enviam e são contadas em primeira pessoa, mas – como é enfatizado – são contadas sempre com bastante empatia, intimidade e leveza.

 

 

#19 Ventre Nós

 

Ventre Nós é um podcast sobre saúde física e mental do corpo feminino que traz pra roda temas relacionados a ciclo menstrual, sexualidade e comportamento, sempre com um olhar feminino. Apresentado pelas jornalistas Ana Gabriela Nascimento e Isabela Borges, os episódios contam com especialistas, como por exemplo o ep. 19 que fala de TPM, o episódio 17 que fala de síndrome dos ovários policístico e os mais recentes que são uma série de episódios sobre a COVID-19.

 

 

#20 Segundas Feministas

 

Apresentado pela Claudia Maia, historiadora e professora da Universidade Estadual de Montes Claros, e Andreia Bandeira, historiadora e professora da Universidade de Pernambuco, o podcast pretende divulgar pesquisas e ampliar o alcance das narrativas sobre mulheres, gêneros e feminismos de forma acessível e engajada.

 

 

#21 Dicionário Feminista Podcast

 

Apresentado pela Teka Carbonell e Julia Prezotto, o podcast começa a partir de uma palavra e sua definição do dicionário. A partir daí, os significados dos termos são destrinchados, apresentados suas origens, contextos e impactos na sociedade. Os últimos episódios falam sobre Orgasmo (ep. 48), Capacitismo (ep. 47) e Vertentes do feminismo (ep. 46).

 

 

#22 humanas: pesquisadoras em rede

 

Esta é uma série de programas produzidos por pesquisadoras da área das Humanidades, que discutem temas, questões e problemas contemporâneos. São entrevistas de altíssima qualidade, com pesquisadoras especialistas em suas áreas e vale muito a pena conferir! Além do podcast, as huMANAS: pesquisadoras em rede mantém um site com ensaios, colunas e entrevistas.

 

 

#23 Siriricas Co

 

Este podcast é apresentado por um “coletivo de 9 mulheres negras que falam sobre autoconhecimento, maternidade, sexualidade, carreira profissional, trazendo representatividade, criando laços e novas narrativas”. Os últimos episódios falam sobre cultura do cancelamento (ep. 14), mulheres negras na música (ep. 13) e produtividade na quarentena (ep. 12). Venha também ser uma siririqueira!

 

 

#24 Família Feminista

 

O Família Feminista é um podcast “que acredita em igualdade de gênero e que a vida de todas nós fica mais completa sem padrões”. As apresentadoras são a Flávia Mello, gerante comercial da Uber e ativista feminista, e Viviane Duarte, CEO do Plano Feminino. Entre os últimos episódios estão o #56, que fala sobre a inclusão de pessoas com deficiência em empresas, o #54 que fala sobre transtorno alimentar e o #52 que aborda o tema de viajar só. Todos os episódios contam com convidadas especialistas no tema.

 

 

#25 Vulva Preta

 

Vulva Preta é um podcast de “três mulheres pretas de lugares distintos e com muitas coisas em comum”. A apresentação fica por conta da Josy Baldu, Gra Gonçalves e Ana Marina apresentam o podcast.

 

 

#26 LibreCast

 

O Libre é um podcast “sobre modelos não-tradicionais de relacionamento, não-monogamia, poliamor e mais”. Apresentado pela Marília Moschkovich, os últimos episódios falam sobre não-monogamia e bissexualidade (ep. 7) e não-monogamia, racismo e antirracismo (ep. 6). Vale muito a pena conferir!

 

 

Compartilhe...